Você está aqui: Página Principal | Notícias | ABANORTE PARTICIPOU DE REUNIÕES EM BELO HORIZONTE

ABANORTE PARTICIPOU DE REUNIÕES EM BELO HORIZONTE

A fruticultura mineira vem conquistando importante papel na diversificação do agronegócio. Em pomares espalhados por todas as regiões do estado são cultivados banana, manga, limão, mamão, abacaxi, laranja, mexerica ponkan, entre outras. A produção abastece o mercado interno, mas também já chega à mesa de consumidores de outros países.

           E como todo setor do agronegócio, o de frutas também necessita de ações que a impulsionem, questões que foram discutidas na reunião que os diretores da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas - ABANORTE, Saulo Bresinski Lage e Vicente de Paula participaram com membros da Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário - SDAG, em Belo Horizonte. A reunião teve como pauta, a apresentação do Projeto de Gestão e Sustentabilidade da Fruticultura do Estado de Minas Gerais e discutir sobre o apoio que esse projeto dará ao circuito Frutifica Minas com foco na implantação de um programa de certificação para as propriedades produtoras do Estado (Certifica Minas).

         Ainda na cidade administrativa os diretores da ABANORTE se reuniram com o  Presidente do IMA, Marcilio, Thales diretor técnico e  Natanael, técnico para renovação do convênio, solicitação para criação de fundos de defesa vegetal e entrega do ofício com sugestões e ponto de melhoria para o setor.  Reuniram-se também com membros da EMATER para tratar sobre o Mapeamento da Fruticultura Mineira e a participação da Abanorte na Câmara da Fruticultura da SEAPA.             

         Na oportunidade eles encontraram com o Secretário da Agricultura, Pedro Leitão, onde pediram o apoio em todas as ações da Abanorte e ele se prontificou a ajudar no que for preciso, inclusive ajuda nas questões hídricas que a nossa região vem enfrentando. Falaram também sobre a proposta de solicitar à ANA a mudança da cota de corte da irrigação, e para isso o secretário da agricultura indicou o Luiz Afonso para ser representante do governo nas reuniões da ANA, o Luiz também será representante do governo nos Distritos de Irrigação.

 

            Por fim, Saulo Lage e Vicente de Paula se reuniram com o superintendente, Rodrigo Rodrigues, da CODEVASF, para solicitar com urgência a instalação do bombeamento flutuante do Projeto Jaíba, trataram também sobre a situação da tubulação, da qual o Rodrigo explicou que irão recomeçar, e que a empresa está pedindo um valor financeiro como "indenização" pelo tempo parado, mas que este acerto não interferirá a retomada das obras, e pronunciou que o orçamento já está reservado para a conclusão da primeira etapa. Durante a reunião eles trataram também sobre a proposta de solicitar à ANA a mudança da cota de corte da irrigação e sobre a falta do pagamento da segurança da barragem, mencionada pelo Ricardo na reunião do Conselho Diretor da Abanorte. O superintendente disse que essa questão já está resolvida. Que no ano passado eles não puderam celebrar vários convênios, mas que agora já está resolvido.

Abanorte

Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas

Rua São Pedro, 236, Janaúba - MG, 39440-000 Contato:(38) 3821-2936


Copyright © 2016 ABANORTE - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Anderson Costa Cel. (38) 99138-7694